segunda-feira, 15 de outubro de 2007

UMA IGREJA SECULARIZADA

"Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais; e, sim, como a carnais, como a crianças em Cristo". 1ª Co.3.1

Hoje em dia a Igreja Evangélica está vivendo dias de secularismo. Por conta da pós-modernidade onde tudo é subjetivo e relativo, a Igreja rendeu-se a vários paradigmas do mundo. É bom dizer que quando falo "mundo", estou me referindo ao sistema que governa a sociedade atual, onde cada um corre atrás da sua própria felicidade não importanto a posição do outro. Um mundo onde o palavra de ordem é o sucesso. Você é o seu próprio senhor, você é o seu próprio guia, você é o seu próprio "deus". Não há mais espaço para Deus na sociedade atual, o evangelho não atende as ambições humanas, por fala de um estilo de vida baseado na renúncia, no amor ao próximo, no perdão e no arrependimento. Promete uma recompensa num mundo vindouro e garante uma vida de aflições. Esse discurso não denota relevância numa geração que pretende atingir apenas os seus objetivos pessoais. Como se pode viver uma vida de renúncia se o momento é de prosperidade? Como vamos optar pelo arrependimento se eu sou o meu próprio "deus"? Como me preocupar com outro se agora chegou a minha vez de ser feliz?

A Igreja Evangélica contemporânea está reajustando o evangelho na ânsia de "conquistar" mais adeptos, e é aí que cometemos o nosso maior erro. Jesus já no seu tempo, deixou bem claro que Ele veio para cumprir a lei e não abolí-la. Não é o evangelho que vai se amoldar a este século, mas este século que precisa voltar ao evangelho. Comete-se uma grande "blasfêmia" nos púlpitos hoje quando os líderes pregam essa "Teologia da Conquista", quando usa temas como: "Você é mais que vencedor" - "Tempo de Restituição" - "Autoridade Espiritual" - entre tantas outras. Entendo que causa-se um grande mal aos crentes serem saturados por essas "mensagens de fé", que apenas destacam um poder pessoal sobre todo tipo de problema e autoridade ilimitada na região espiritual. Como vou tocar no sobrenatural se não mantenho uma vida santa diante de Deus?

Como vou conquistar a terra se não me submeto as estratégias de Deus? Para que que ser "ungido" de tanto poder se não anuncio as boas novas aos que não conhecem a Cristo? Entendo que esse assunto é tão extenso que precisamos debatê-lo em nossas reuniões de estudo bíblico, grupos familiares, escolas dominicais e etc. Fica aqui apenas uma introdução do assunto...

0 comentários: