segunda-feira, 15 de outubro de 2007

ALGUMAS FACETAS DO CHAMADO DE DEUS

A história conta que Deus sempre escolhe pessoas para realizar os seus propósitos aqui na terra por mais simples ou mais complexos que sejam. Deus conta com o homem, mas não qualquer homem. Deus quer salvar todas as nações, mas não de qualquer jeito. Deus tem urgência, mas não faz nada às pressas.

Encontrei quatro princípios em Marcos 15. 21 e 22. Talvez você pense o que este texto tem a ver com chamado missionário, o que esse pobre coitado do Simão pode me ensinar a respeito do chamado às nações? Ele caiu na história de “pára-quedas” e talvez nunca tenha ouvido falar de Jesus antes, foi forçado a levar a cruz e quem sabe tenha odiado aquele dia como nenhum outro em toda a sua vida. Quero convidá-lo a prestar atenção para algumas coisas profundamente relevantes para nós que desejamos cumprir o propósito missionário de Deus:

1 - O propósito do chamado missionário é sempre maior do que aquilo que esperamos ou o que representa para as pessoas. – a amplitude da missão que Simão foi incumbido só se torna visível quando olhamos para o resultado final. Jesus chegou até o Gólgota, foi crucificado, ressuscitou para livrar toda a humanidade da maldição do pecado. O propósito do chamado missionário tem haver com o resgate das nações, o ser testemunha para todos os povos da terra. Nós temos uma dificuldade incrível de entender a razão de missões, entendemos obra missionária como simples atividade evangelística e assim preferimos ficar em Jerusalém sem nunca precisar ir até os confins da terra. Só que Deus quer nos levar para lugares que nunca imaginamos. A primeira impressão que podemos ter de Simão carregando a cruz pode parecer sem sentido, afinal de contas ele não precisava estar ali, mas quando entendemos que ele fez parte do plano da salvação de Deus para o homem, aí sim, faz toda a diferença. Então precisamos entender a diferença de evangelização, para missões. Evangelismo é a missão que todo crente têm em compartilhar o evangelho a todos os que o cercam. Missões é o cumprimento da tarefa de anunciar Jesus a todos os povos, tribos línguas e nações. Segundo Paulo é levar o evangelho onde Cristo não foi anunciado. (Rm.15.20,21)

2 - O nosso chamado por vezes não vai nos deixar escolhas, é preciso abrir mão de coisas importantes. – Simão tinha uma família. Enquanto ele passava, desavisado, por ali, os soldados o forçaram a carregar a cruz de Jesus, se ele se recusasse poderia ter apanhado, ser preso ou quem sabe até morrer. Quantas vezes nós ficamos adiando decisões por não querer renunciar a casa, amigos, namorado, filhos, emprego, conforto... Levar o evangelho às nações não pode ser uma questão de escolha, precisa ser uma questão de obediência e isso envolve renúncia, desconforto, esforço pessoal.

3 - Deus sabe até onde podemos ir, Ele conhece as nossas limitações e enxerga as nossas capacidades. – engraçado que esse homem devia estar extremamente cansado, os que têm ou já tiveram um trabalho diário dependendo de ônibus, viagens longas, sabem também o que é o estresse do dia-a-dia. O interessante é que Simão é escolhido pelos soldados romanos para ajudar Jesus a carregar a cruz, é ele quem a carrega daquele ponto em diante. O nosso chamado, às vezes, nos exige muito mais daquilo que achamos que podemos dar, e Deus conhece exatamente quais são as nossas possibilidades. Pregar às nações envolve investimento, ir além das possibilidades. Todas as igrejas que eu conheço que decidiram investir mais em missões tiveram seus recursos multiplicados.

4 - Deus chama os que estão trabalhando. – Simão não estava sentado debaixo de uma árvore, chupando laranja ou tirando uma soneca. Ele estava vindo do campo. Era um trabalhador, tinha família e buscava sustentá-la. O problema é que nos escondemos atrás das atividades ou dos cargos para não sermos chamados, mas o fato é que Deus prefere os atarefados. Acredito que na Igreja temos pessoas que podem nunca sair de suas cidades, outros sonham em pregar o evangelho no sertão nordestino e até aos ribeirinhos na Amazônia, mas também existem aqueles que vão ser missionários nos lugares mais remotos deste mundo, ser bênção a muitas famílias na terra. Existe uma tese de que toda a família de Simão tornou-se cristã depois dessa experiência lá no Gólgota. Não podemos provar se isso é verdade, mas de uma coisa estou totalmente convencido: Deus está chamando cada um de nós para uma missão extremamente difícil - assumir a tarefa missionária entre os povos e nações desta terra. Aceitá-la, ou não, é a nossa parte, as condições para cumpri-la serão dadas por Ele. O que você pode responder a tudo isso?

O que você vai fazer agora? Será que Deus continuará encontrando “Simãos” para realizar seus propósitos para este mundo?

0 comentários: