segunda-feira, 15 de outubro de 2007

CARACTERÍSTICAS DE UMA IGREJA MISSIONÁRIA

Mateus 28.18-20 – “Então, Jesus aproximou-se deles e disse: - Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

Nos quatro evangelhos encontramos essas mesmas orientações de Jesus para o pequeno grupo de discípulos que ainda insistiam em seguí-Lo, antes de sua ascensão. A mim parece muito interessante que depois dos 3 anos e meio de intenso ministério, com as curas, expulsão de demônios, ressuscitação de mortos, ensino e quebras dos mais arraigados paradigmas.

O Senhor Jesus use suas últimas palavras para desafiar seus seguidores a percorrer o mundo para simplesmente testemunhar do evangelho. Tenho certeza que grande parte de nós já ouvimos apelos calorosos de que Missões é a maior tarefa da Igreja e se ele não cumprir o IDE é hora de pensar em fechar suas portas. Talvez você que compartilhe dessas afirmativas, porém nos últimos 15 ou 20 anos, a Igreja tem se distanciado cada vez mais do ardor missionário, parece que não mais entendemos que a obra missionária é nossa responsabilidade de fato. É por essas e outras que eu entendo que nos próximos 10 anos ainda vamos enfrentar muitas resistências e não vamos avançar muito do que estamos fazendo hoje em dia, eis algumas razões que me levam a crer nisso:

1 – Missões deixou de ser um tema que produz audiência.

2 – Missões não se encaixa na maioria das estratégias apregoadas pelos modelos de crescimento de igreja dos nossos dias.

3 – Missões exige investimento financeiro muito alto, para um retorno muito demorado.

4 – Missões não traz reconhecimento pelo que se tem ou pelo que se faz. Mas como falar sobre a relevância de missões nos dias de hoje? Como ser uma Igreja essencialmente missionária?

Acredito que existem 4 razões principais que se observadas podem nos levar a ser a Igreja Missionária que Jesus vislumbrou do alto da montanha:

1 – A Igreja será missionária quando compreender que o olhar de Deus está voltado para o mundo todo.

2 – Seremos uma Igreja Missionária quando compreendermos que o IDE demanda uma ação SIMULTÂNEA em Jerusalém, Judéia, Samaria e até aos confins da terra.

3 – Uma Igreja Missionária confia em Deus o tempo todo. Isso implica em dispor todos os seus recursos financeiros, dons e talentos pela proclamação do evangelho.

4 – A Igreja que ama missões também ama os seus missionários, isto é, treina, envia, ora, motiva e sustenta em todas as suas necessidades.

0 comentários: