sexta-feira, 3 de outubro de 2008

O REINO DE DEUS E A IGREJA

Romanos 14.17

Nesta sociedade pós-moderna enfrentamos um sério problema em pensar no Reino de Deus. Tornamo-nos extremamente secularizados e assim a nossa lógica é quase sempre materialista, visando lucros e alcançando o sucesso. A teologia da prosperidade – ainda que os seus “bispos” insistam em dizer que ela não existe – já está estabelecida na Igreja Evangélica contemporânea. Toda a nossa liturgia segue esse padrão de vitórias e restituições, nossos cânticos exigem que os anjos tragam as bênçãos – custe o que custar. A nossa homilética tornou-se mitológica, alicerçada numa exegese recheada de símbolos. É muito comum hoje - até nas igrejas históricas – o pregador apresentar um discurso acalorado para falar de finanças, afirmando que a nossa oferta abrirá as portas do céu sobre a nossa cabeça. O nosso evangelismo promete uma vida comparada ao estilo MATRIX, onde o bem e o mal se enfrentam no mundo virtual, e que basta um telefonema e todo se resolve. O Reino de Deus apresentado na Bíblia é voltado para o serviço, a renúncia, sem promessas de conquistas pessoais ou qualquer “liquidação de bênçãos sem medida”. Jesus nos ensina que se o inimigo nos perseguir nós devemos amá-lo, se tivermos duas túnicas dividirmos uma delas com quem não tem nenhuma, que neste mundo teríamos aflições, mas cultivássemos o bom ânimo. Um reino que exalta muito mais o dar do que o receber. Exalta os humilhados, mas abate os exaltados. Abomina o pecado, mas ama incondicionalmente o pecador. Os ensinos sobre Reino de Deus também estão inseridos em todo o Novo Testamento, entretanto, existe uma explicação dada por Paulo que vai nos ajudar muito. Esta citação encontra-se em Romanos 14:17 que diz: “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo". Nós só poderemos promover o Reino de Deus quando promovermos a justiça, a paz e a alegria sobre a terra. Isso é Reino de Deus, o que ouvimos por aí hoje e dia não passa de retórica e técnica de marketing, para se alcançar cada vez mais adeptos. Peço que a misericórdia de Deus nos alcance antes que corramos a terra inteira atrás de prosélitos e os tornemos duas vezes filhos do inferno. (Mt 23.15)