sexta-feira, 15 de agosto de 2008

VIVENDO ALÉM DE MIM MESMO

1ª Co. 2.6-16

A vida cristã é cheia de contradições ou poderíamos afirmar que a vida cristã está envolta em um grande mistério. A vida espiritual é basicamente um mistério porque o nosso Deus também é um mistério. Seria, no mínimo, muito estranho ter um Deus que é um mistério e esperar que a vida fosse normal. Nós vivemos num outro limiar. Por isso, as contradições precisam ser vistas, analisadas e recebidas, não na mesma dimensão dos seres humanos “normais”.

Parece-me que, na visão do apóstolo Paulo existe duas dimensões de vida: carnal e espiritual (1ª Co 3.1). A dinâmica da dimensão carnal é um tanto quanto óbvia e dela não precisamos falar muito, afinal temos, nessa dimensão, a maior parte das nossas experiências. Ou seja, estamos por demais familiarizados com a carne e sua rigidez tirânicas. (1ª Jo 2.15-17) O desafio, portanto, é viver debaixo das observâncias de uma dimensão que extrapola a normalidade (carne). Essa dimensão não pode ser descrita com precisão, pois “nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1ª Co 2.9).

É, todavia, na dimensão desse outro mundo que deveríamos analisar as circunstâncias, eventos e fatos que nos cercam e nos dizem algo sobre nossas vidas. Seria muito apropriada uma leitura de 1ª Coríntios 2.6-16. Nesse texto, Paulo está ensinando algo que nos libertaria por completo das influências trágicas de pensamentos detestáveis e pequenos. Somos completamente influenciáveis pelas idéias que fazemos dos fatos, porque não temos grandeza espiritual suficiente para compreender que nenhum fato tem o poder de modificar aquilo que jamais poderá ser modificado, isto é, a nossa posição diante de Deus.

Veja que, no texto mencionado acima, Paulo afirma que “nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus” (v. 12). Ora, se temos esse Espírito, então isso significa que as coisas desse mundo estão aquém daquela esfera espiritual que vivemos. Percebe-se, então, que as duas dimensões não se cruzam, pois são antagônicas.

A pessoa espiritual, conclui Paulo, não é afetada pelos eventos das coisas carnais, ou seja, desse mundo. Entretanto, essa não é a nossa realidade, dia após dia continuamos lutando contra os nossos desejos, brigando contra o pecado e sendo massacrados pela culpa. E é exatamente por isso que desejo compartilhar algumas verdades que o texto de Paulo vem nos ensinar acerca do nosso “modus operandis”.

1 – Somos responsáveis, individualmente, pela nossa maturidade cristã. O apóstolo Paulo, melhor do que qualquer outro pode falar sobre isso, se dermos uma olhada superficial que seja em Gálatas 1.11-24, veremos no seu testemunho o grau de responsabilidade que impôs a si mesmo para aprender do evangelho.

2 – Se não vivemos pelo Espírito nos tornamos inimigos de Deus. Veja que Paulo aqui está dizendo por que não entenderam acabaram matando a Jesus. Eu creio que fomos comprados para sermos servos de Jesus, e sendo assim, Ele nos mandou o Espírito Santo que seria o nosso guia até os confins da terra.

3 – Só Deus é capaz de discernir os desígnios do nosso coração. Enquanto estivermos brigando com nossas forças contra os nossos desejos e pecados, continuaremos vivendo vidas medíocres sem encontrar o nosso lugar no Reino e ainda corremos o risco de vivermos quase salvos, porém, totalmente perdidos.

4 – Se temos a mente de Cristo, estamos mortos, pois Ele é quem vai viver em nós. Quando eu e você entendermos essa verdade, podemos ter a mais absoluta certeza de que estamos no caminho para a maturidade cristã e mais próximos do caráter de Cristo em nós. Estaremos mais pertos do ideal paulino, de que morremos para o mundo e o mundo morreu para nós. Qual das duas dimensões controla a sua vida? Somos carnais ou espirituais? Quem determina o caminho que vamos seguir: as nossas vontades pessoais, o desejo pelo pecado ou a verdade da Bíblia e a direção dada pelo Espírito Santo?

Graça e paz ... no amor do mestre.