segunda-feira, 20 de outubro de 2008

O MODELO PARA A IGREJA NO REINO

O Reino de Deus é dinâmico e atende as necessidades do homem para cada época em que se vive no decorrer da história. No Antigo Testamento Deus tratou de escrever os 10 Mandamentos como referencial a nação que estava se formando, já no Novo Testamento, Jesus resume os Mandamentos em apenas dois: amar a Deus e ao próximo. Sendo assim, é possível concluir que Deus se importa com o contexto cultural, histórico e social em que vive a humanidade. Não somos mais a mesma sociedade de trinta anos atrás, não atribuímos o mesmo senso de valor quanto à vestimenta, vocabulário, sonhos e tantas outras coisas.

A Igreja pós-Moderna não deve se contaminar com as práticas do mundo, mas também não pode se enclausurar em doutrinas tradicionalistas que afastam as pessoas. O apóstolo Paulo na carta aos Gálatas no cap. 11 vai nos dizer que não podemos nos submeter ao jugo de escravidão, segundo a lei, mas viver livres, servindo a Deus. Mesmo depois da virada do milênio continuamos muito influenciados pelo que os nossos pais e líderes nos deixaram como legado.

Acredito que muitas coisas que escrevo aqui devem causar certo mal estar em alguns líderes na igreja, só que o mundo hoje precisa de uma Igreja que seja mais humana, isto é, que se preocupe de fato com as feridas da alma, com a limitação da mente e que ofereça oportunidades que atendam a busca incessante do homem pelo sobrenatural, o místico. Infelizmente os mais carismáticos e os pentecostais assumiram uma posição de detentores do poder de Deus enquanto os mais tradicionais cuidam apenas das suas organizações, organogramas e intermináveis assembléias. Nada disso atrai o homem moderno, o evangelismo neste século precisa de crentes preocupados em alcançar o homem integralmente, uma visão holística é fundamental para alcançarmos não só a alma, mas ainda a mente, os sonhos e as necessidades do ser humano.

Chega de pensar apenas em “ganhar almas para Jesus”, temos que ir para ganhar homens, mulheres, jovens e crianças – gente de verdade – que vão encher nossas igrejas adorando a Deus em espírito e em verdade.

0 comentários: